As conchas, que servem de proteção para vários animais, principalmente os moluscos (animais de corpo mole), são estruturas complexas formadas basicamente de carbonato de cálcio (CACO3), extraído da água do oceano. Há também elementos orgânicos, como proteínas, produzidos pelo próprio animal. Nos moluscos existem três substâncias que compõem a concha: a camada externa é formada por uma substância chamada de conchiolina, uma camada intermediária de calcita e uma camada de carbonato de cálcio.
O sangue dos moluscos é rico em uma forma líquida de cálcio. O cálcio é retirado não só da sua alimentação, mas também absorvido diretamente da água do mar pela pele do animal. O órgão que forma a concha é chamado de manto, um tecido delgado que fica em contato direto com a parte interna da concha. O manto concentra o cálcio em áreas onde pode ser separado do sangue, formando cristais de carbonato de cálcio que secretados junto a uma matriz orgânica vão formando lentamente a concha. "À medida que o molusco cresce, o manto elimina mais carbonato e proteínas, e a concha também aumenta de tamanho", diz a oceanográfica Ceci Pereira Moreira de Souza, da Universidade de São Paulo.
As conchas são muito duradouras: duram mais tempo que os animais de corpo mole que as produzem. Em lugares onde se acumulam grandes quantidades de conchas formam-se sedimentos que podem converter-se, por compressão, em calcário.


O Globo- Livro sobre Conchas + Camila Penha.

2 Responses
  1. Unknown Says:

    Oi,olha eu aqui de novo!
    Ronaldooooo!
    rsrsrs

    achei muito legal essa postagem sobre a formação das conchas,eu não tinha a miníma idéia de como isso acontecia.


    Josiane Marques Oliveira


  2. Anônimo Says:

    parabéns, Camilinha, achei muito lindo seu blog! obrigada pela visitinha no meu! vc mora no RJ? e como foi me achar num blog de Portugal, menina? me conta isso!
    BJBJBJ
    Lêda
    http://ledarezende.blogs.sapo.pt/